Jogo gratuito ensina à crianças diferença entre toques de amor e abusivos

Para ajudar os pais no trabalho de conscientizar seus filhos sobre o que é ou não um abuso, acaba de ser lançado na Internet um jogo gratuito contra a violência sexual. Com os mesmos personagens do livro infantil Pipo e Fifi: Prevenção de Violência Sexual na Infância, escrito por Caroline Arcari, o mecanismo funciona como uma ferramenta de proteção que ensina a diferença entre toques de amor e toques abusivos.

foto: DivulgaçãoDe forma simples e descomplicada, o jogo de tabuleiro explica às crianças, a partir dos quatro anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas.

Com metodologia lúdica, além do desenvolvimento de conceitos e atitudes de proteção, a brincadeira auxilia na diminuição da vulnerabilidade à violência sexual por meio da informação, busca por ajuda, comunicação e do conhecimento do corpo.

JOGO_COMPLETOÉ importante ressaltar que a violência sexual contra uma criança não ocorre somente quando há contato físico. Este ato acontece de diversas maneiras, como encorajar ou forçar a criança a fazer algo de cunho sexual; expô-la em fotos, filmes, brincadeiras ou danças com propósito sexual; observar a criança em momentos íntimos com segundas intenções; ou assediá-la com propostas sexuais, por exemplo.

Baixe o jogo e os livros AQUI.

Fonte: Catraquinha Livre – Texto: Larissa Domingos